Conhecido milenarmente por ser um chá de uso medicinal, o chá de gengibre é utilizado para muitas funções no corpo humano. Considerado um alimento Termogênico, é comumente utilizado por quem quer emagrecer.
Porém, essa não é a única função dessa raiz, veja aqui nessa matéria quais os benefícios do Chá de Gengibre para o organismo, como consumir, quantidade e como fazê-lo.
Chá de Gengibre: Vários Benefícios
Veja os principais benefícios que acontecem com o seu uso contínuo:
Chá de Gengibre Ajuda a Emagrecer
Por ser um termogênico, o gengibre acelera o metabolismo, facilitando a queima de gorduras do corpo pelo calor e suor, tudo isso aliado a uma dieta alimentícia e também exercícios físicos constantes. A perda de peso aumenta e também a prevenção de ganho de massa gordurosa.
Além disso, é responsável por manter os níveis de sangue equilibrados, melhorar a digestão e também aumentar a absorção de alimentos ingeridos.
É usado também para combater o inchaço causado pela retenção de líquidos ou como na tensão pré menstrual, diminuindo as cólicas.
Prevenção e Tratamento de Várias Doenças
Por conter vários compostos naturais, o gengibre é muito utilizado para a prevenção e tratamento de algumas doenças, como o câncer de útero.
É utilizado por melhorar as funções neurológicas, diminuindo gradativamente o processo de perda das células cerebrais, o que previne o mal de Alzheimer.
Para quem sofre com problemas no intestino, o seu uso pode ter um efeito calmante, além de fortalecer todo o sistema imunológico, impedindo a proliferação de doenças simples como a gripe.
É altamente indicado para quem sofre com problemas respiratórios, desde uma rinite até a asma. Tais doenças podem ser aliviadas com o uso contínuo do chá, que combate a congestão nasal e muitos dos problemas respiratórios.
Ele também é utilizado para aliviar náuseas pelos seus efeitos antioxidantes, combate o envelhecimento e também melhora a circulação sanguínea, evitando assim problemas cardiovasculares.
Aliado dos Atletas
Para os praticantes de esporte assíduos ou que estão começando agora, o uso de chá de gengibre pode ser uma opção muito interessante. Ele ajuda a diminuir as dores musculares, melhorando o tempo de recuperação entre a prática de exercícios que exigem mais do atleta.
Por conter vários componentes anti inflamatórios, é utilizado para o tratamento de doenças mas também para a reparação muscular, que acontece em práticas extenuantes.
Protetor do Estômago
Por combater a bactéria conhecida como H Pylori, o uso do chá de gengibre é muito utilizado por pessoas que sofrem com úlceras ou gastrite. Com essa prevenção, automaticamente o indivíduo está mais protegido contra o desenvolvimento do câncer de estômago, que nada mais é do que a alteração das células da região.
Antioxidante
É classificado como um dos alimentos responsáveis por “limpar” o organismo, atuando diretamente no fígado, local onde a maioria das impurezas do corpo é armazenado. Isso ajuda no correto funcionamento do corpo humano, além de atuar no emagrecimento com mais saúde de seus usuários.
Cuidados com o Chá de Gengibre
É preciso que algumas pessoas tomem certos cuidados ao consumir esse chá termogênico, pois ele pode conter vários componentes que fazem mal para:
Mulheres grávidas: devem consultar o médico antes de iniciar o seu uso – muitos chás podem ser abortivos e trazer problemas ao feto;
Quem sofre com fortes dores causadas pela azia: deve evitar o consumo do chá, ele pode acentuar ainda mais esses sintomas;
Pessoas hipertensas: devem evitar o seu uso pelas suas propriedades que aumentam a pressão e circulação sanguínea;
Para quem sofre com pedras na vesícula ou cálculo biliar: é preciso atenção antes de consumir o chá, consulte um médico.
Se você sofre de alguma doença crônica ou toma remédios controlados, o indicado é que converse com seu médico de confiança antes de qualquer alteração alimentar, muitas delas podem causar reações adversas graves.
Como Fazer o Chá de Gengibre?
O chá de gengibre é simples de ser feito e pode ser combinado com frutas como o limão. Acompanhe abaixo o passo a passo:
- Corte aproximadamente 2 até 3 centímetros de gengibre fresco ou rale até que preencha 5 colheres de sopa;
- Coloque 1 litro de água para ferver, não adicione o gengibre ainda;
- Quando a água atingir uma temperatura alta de fervura, adicione a raiz;
- Abaixe o fogo e deixe assim por pelo menos 8 minutos;
O chá de gengibre está pronto! Agora você só precisa coar ele e consumi-lo logo, somente assim todos os principais benefícios vão ser absorvidos pelo seu corpo.
Caso queira acrescentar o limão, coloque o suco da fruta espremida ou sua metade com casca ao mesmo tempo, quando for adicionar o gengibre. Muitas pessoas costumam adicionar mel ou canela para melhorar o gosto do chá.
Dessa maneira, seu chá está pronto. Se for necessário, adicione adoçante, procure evitar o açúcar, que vai contra todos os benefícios presentes na fórmula do gengibre em chá.