O Que é Estresse e Como Isso Afeta Nossa Vida

Devido nossa vida totalmente agitada e cercada de informações e responsabilidades é bem comum as pessoas se sentirem estressadas. Agora, será que o estresse é esse grande vilão que todos acham? É isso que veremos neste artigo.

O conteúdo deste artigo foram retirados basicamente de uma palestra de estresse que nossa equipe participou nesta semana em um cliente. Confira o que de melhor nos foi passado!

O que é o Estresse

Estresse é uma reação natural do nosso corpo sempre quando passamos por algumas situações, sejam elas de perigo ou até mesmo uma ameaça, por exemplo. Essa reação nos deixa em um conhecido estado de alerta e provoca em nosso organismo algumas alterações físicas e emocionais.

O estresse possui 3 fases: alerta, resistência e exaustão.

1 – Fase de Alerta

Por mais que achem que estresse é só problemas, saiba que este tipo de reação é super importante para nós, por exemplo, quando temos a reação de tomar uma atitude de frear e desviar o carro quando tomamos uma fechada no trânsito.

2 – Fase de Resistência

Esta é uma fase onde o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio, o que é bem conhecido como homeostase. Nesta fase seu corpo vai tentar se adaptar ao problema ou tentar de vez eliminá-lo. É nesta fase que alguns sintomas são percebidos e devem servir como um alerta para mudanças em sua rotina.

3 – Fase de Exaustão

Nesta fase o organismo já não consegue se equilibrar e aqueles sintomas da 2° fase já se torna uma doença e é necessário em muitas vezes a ajuda de profissionais.

Afinal, estresse é bom ou ruim?

Após situações de alerta nosso corpo precisa entrar em equilíbrio para conseguir se recuperar. Havendo esta recuperação não há mal algum se passarmos por outra situação estressora. Agora, se não há tempo suficiente de recuperação, seu organismo fica exposto a doenças, pois o limite que seu organismo pode aguentar foi ultrapassado. Geralmente, essa exaustão se dá quando passamos um período muito alto de estresse.

Como buscar este equilíbrio?

Basicamente, existem 2 formas mais conhecidas para você proporcionar um equilíbrio maior para seu corpo.

Boa Alimentação: Sempre quando passamos por situações de estresse, nosso corpo perde muitas vitaminas e nutrientes necessários para seu bom funcionamento, portanto, o que sempre ouvimos, mas nem sempre fazemos é o recomendado: comer muitas frutas, aumentar o consumo de verduras e ingerir pelo menos 2 litros de água todo santo dia.

Praticar Atividade Física Regularmente: Sempre quando fazemos exercícios físicos estamos cuidando de nosso organismo. Atividade proporciona a melhora cardiovascular e respiratória, ajuda a eliminar calorias e reduzir gordura, te dá um condicionamento físico melhor, fora a sensação de prazer devido a liberação da endorfina.

Alimentação saudável e atividade física são os pilares para combater o estresse, mas também é necessário que você sempre separe um tempo para você para lazer, tempo para família e amigos, pois são esses momentos que também irão fazer com que você dê uma pausa em sua rotina estressante e consiga seguir em frente.

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